Guia completo para sua IES oferecer um curso de enfermagem de sucesso

Cursos oferecidos por uma instituição de ensino superior devem se adequar ao perfil dos estudantes, aos critérios definidos pelos órgãos educacionais e, principalmente, às necessidades do mercado de trabalho.

Por isso, é necessário manter a matriz curricular e as metodologias de ensino sempre atualizadas.

Neste artigo, confira os pontos mais relevantes para oferecer um curso de enfermagem de excelência.

Qual é o perfil dos estudantes do curso de enfermagem?

Estudantes com interesse em cursar enfermagem gostam de cuidar do outro, pois, para além da parte técnica, o respeito ao tratamento empático a todos os pacientes, sem distinção, é um dos aspectos de sucesso nesta profissão.

Assim, para que a sua IES seja escolhida por esse perfil de estudante, é necessário estruturar um curso que equilibre os conhecimentos técnicos com uma abordagem médica humanística.

Como funciona a regulamentação do MEC para os cursos de enfermagem?

A regulamentação do MEC é o que define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos para funcionamento dos cursos de enfermagem. Esses aspectos são cruciais para que a sua IES seja escolhida pelo perfil de estudante que procura esse curso.

Tal regulamentação determina que o enfermeiro deve atender às necessidades sociais da saúde, com foco no Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento.

Qual é a carga horária mínima exigida no curso e no estágio?

A carga horária mínima do curso de enfermagem é de 2.500 horas, sendo geralmente divididas entre 8 e 12 semestres.

Segundo a regulamentação do MEC, a carga horária mínima do estágio curricular supervisionado é de 20% da carga horária total proposta pela IES, totalizando 500 horas, no mínimo.

Qual a duração mínima e máxima para conclusão do curso de enfermagem?

O tempo de conclusão dos cursos de ensino superior é determinado pela IES que os oferece. Entretanto, geralmente a duração do curso de enfermagem fica entre 4 a 6 anos.

Projeto pedagógico para o curso de enfermagem: o que deve conter?

O projeto pedagógico desse curso deve contemplar atividades de todas as naturezas, e as IES devem elaborar mecanismos de aproveitamento de conhecimentos que incluem estudos da teoria e prática presenciais e/ou a distância, como monitorias e estágios, programas de iniciação científica, programas de extensão, estudos complementares e cursos realizados em áreas afins.

Assim, a formação integral e adequada do estudante por uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão/assistência deve ser um dos objetivos desse projeto pedagógico.

Quais são as disciplinas obrigatórias para o curso de enfermagem?

Os principais conteúdos do curso de enfermagem estão relacionados com a integralidade das ações do cuidado em enfermagem, associando estudos teóricos e práticos. Tais conteúdos contemplam as áreas temáticas das bases biológicas e sociais da enfermagem.

Eles são divididos em dois tipos de conteúdos. Confira.

Ciências Biológicas e da Saúde:

  • Morfologia
  • Fisiologia
  • Farmacologia
  • Patologia
  • Biologia Celular e Molecular
  • Nutrição
  • Saúde Coletiva
  • Saúde Ambiental/Ecologia

Ciências Humanas:

Como atrair estudantes para o curso de enfermagem da sua IES?

Se a sua IES trabalha com os interesses e as necessidades dos estudantes interessados no curso de enfermagem, ela tem tudo para construir um curso de referência no mercado.

A seguir, veja como determinadas ações podem aprimorar o curso de enfermagem e captar mais alunos.

Estruture o currículo do curso de acordo com os critérios do MEC

Para que você consiga atrair estudantes para o curso de enfermagem, sua IES deve apresentar um currículo alinhado aos critérios do MEC.

Isso porque esses estudantes valorizam as IES que estão completamente alinhadas aos critérios exigidos pelo MEC, pois a sua formação é mais valorizada no mercado de trabalho quando parte de uma instituição bem avaliada por sua excelência.

Formação humanística como base da ementa do curso

Uma formação humanística se preocupa com o desenvolvimento humano do paciente em todas as etapas do cuidado da enfermagem. Assim, a ementa do curso deve explorar a relação interpessoal enfermeiro/paciente com base no referencial teórico-humanista.

Invista em espaços físicos e online de qualidade

Os estudantes interessados em cursos da área das ciências da saúde valorizam muito o investimento em espaço físico de qualidade, pois o espaço de trabalho, a estrutura e os equipamentos disponíveis podem influenciar profundamente seu aprendizado.

Além disso, nos últimos tempos, vem se desenvolvendo uma predileção pela educação híbrida e a distância. Isso torna o investimento em um espaço online de qualidade relevante para se alcançar uma quantidade maior de estudantes, oferecendo um curso com a mesma qualidade do presencial.

Foco nas necessidades do mercado de trabalho 

Uma IES alinhada às necessidades do mercado de trabalho fornece um curso que capacita de forma completa, diminuindo as chances do egresso não conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho dentro da sua área de atuação profissional.

Por isso, esse alinhamento deve se refletir na estrutura curricular, nas metodologias utilizadas, nas referências escolhidas, nas técnicas ensinadas, absolutamente em toda a estrutura do curso.

Incentive o seu estudante a ser um profissional atualizado

Dentro da área de enfermagem, é possível construir diversas carreiras, mas para isso o estudante deve estar sempre se atualizando. Auxiliar o aluno a descobrir qual é a carreira ideal para ele é também função da IES, além de se enquadrar como um diferencial para as instituições.

Esse incentivo pode ser feito não só via estágios obrigatórios como também oferecendo outras possibilidades de praticar os conteúdos aprendidos em sala, como inserção de mais disciplinas laboratoriais, workshops, imersões e visitas técnicas a hospitais, emergências, centros médicos e consultórios.

 

Curso de enfermagem: por que investir em um acervo virtual?

O investimento em uma biblioteca digital é imprescindível para cursos de graduação, pois a demanda da educação superior vem aumentando de forma expressiva nos últimos anos.

Além disso, essa ação vem se mostrando eficaz até mesmo para os cursos presenciais, já que a biblioteca digital é uma forma satisfatória e produtiva de integrar o uso da internet e das ferramentas digitais à necessidade do estudante do ensino superior estar sempre atualizado dentro da sua área de interesse.

Biblioteca digital: quais os benefícios para os cursos de graduação?

Vejamos então alguns benefícios da adoção de uma biblioteca digital nos cursos de graduação:

  • facilidade em consultar, pesquisar e monitorar o acesso do alunado às bibliografias
  • otimização do processo de manutenção e atualização de livros, textos e artigos na biblioteca, já que será online
  • reaproveitamento do espaço físico da sua IES para exploração de novos recursos de aprendizagem
  • incentivo à preservação do meio ambiente pela redução do acúmulo de papéis
  • contínua atualização e ampliação das obras de referência 
  • apresentação de uma interface intuitiva
  • acesso ilimitado e simultâneo de todos os usuários da IES
  • integração com gerenciadores de acervo, ambientes virtuais de aprendizagem e portais da instituição

Conheça a Minha Biblioteca 

Agora que você chegou até aqui, já sabe quais são as vantagens que instituições de educação superior, estudantes, professores, bibliotecários, gestores acadêmicos e pesquisadores obtêm ao fazer uso da Minha Biblioteca como principal ferramenta de estudo, consulta, pesquisa e atualização profissional.

Quer saber mais sobre os catálogos, recursos e benefícios que a Minha Biblioteca oferece para sua instituição e comunidade acadêmica? 

Entre em contato conosco e solicite uma proposta.

Este artigo foi útil para você? Então, confira mais 3 títulos em nosso blog: