evasão na ead

Como a tecnologia ajuda a reduzir a evasão na EAD

A evasão na EAD segue como um dos principais problemas enfrentados pelas instituições de ensino e seus responsáveis. Como motivar os alunos a permanecerem e concluírem os cursos ainda é um dos maiores desafios para os envolvidos neste processo.

Diante deste cenário, a tecnologia desponta como forte aliada das instituições de ensino. Novos instrumentos e ferramentas proporcionam melhorias nas rotinas estudantis, otimizam o aprendizado e melhoram a qualidade do ensino.

A tecnologia traz inúmeros benefícios que ajudam a combater a evasão na EAD e ainda é de suma importância para os estudantes, pois proporcionam uma boa experiência de estudo com plataformas e ambientes de aprendizagem.

Como a tecnologia ajudar a diminuir a evasão na EAD?

As diversas ferramentas tecnológicas existentes podem ser usadas para melhorar a experiência dos alunos. Com isso, é possível:

Aumentar o engajamento: ao se sentirem parte integrante das instituições de ensino, os estudantes buscam se engajar mais e buscar novos conhecimentos.

Facilitar a retenção: o sentimento de pertença faz com que o aluno deseje concluir o curso no tempo estimado.

Minimizar a evasão na EAD: assim, é mais fácil estimular o aluno a permanecer na instituição de ensino.

Veja: Evasão na EAD: conheça os principais indicativos

Veja quais são as ferramentas tecnológicas mais úteis ao processo de aprendizagem

Como dito anteriormente, diversas são as ferramentas tecnológicas existentes que auxiliam no combate à evasão na EAD. Veja alguns exemplos:

Chats e fóruns: o professor/tutor tem um papel muito importante na educação a distância. Cabe a ele incentivar e inspirar para que o aluno não se sinta sozinho. Por isso, o uso de chats para troca de mensagens instantâneas e fóruns ajuda a aprofundar a discussão em torno de uma matéria ou disciplina. A ideia é que o professor esteja tão próximo quanto a um clique de distância.

Áudio e videoconferência: estas ferramentas permitem conectar alunos e professores em uma comunicação bidirecional simultânea, ou seja, todos podem falar, ver e ouvir os demais no mesmo espaço e tempo.

Webconferência: este recurso mescla o uso de um navegador da web com recursos visuais e uma audioconferência para discussão. Com ele é possível receber gráficos, adicionar texto, mostrar sites, compartilhar documentos e usar o bate-papo.

Testes e quizzes online: essenciais ao processo educacional, os testes ajudam os professores a entenderem se os alunos progrediram e se a matéria foi assimilada.

Mobile learning: o uso de laptop, celular e smartphone está mais difundido em nossa sociedade. Por isso, utilizar estes equipamentos para fortalecer o processo de aprendizado é cada vez mais comum.

Bibliotecas digitais como ferramentas de inclusão

Outro importante instrumento que auxilia a combater a evasão na EAD são as bibliotecas digitais. Em um mundo onde o tempo está escasso, contar com uma plataforma online de livros é essencial.

A biblioteca digital é uma plataforma de livros online que pode ser acessada de qualquer lugar em qualquer horário. Basta ter um dispositivo móvel conectado à internet.

Com amplo acervo de obras, a biblioteca digital oferece praticidade e mobilidade para os estudantes que não têm tempo para ir até a biblioteca física e também para evitar as filas de espera por um título.

Conheça a Minha Biblioteca

Com milhares de títulos acadêmicos, a Minha Biblioteca oferece benefícios para alunos, professores e instituições de ensino.

Enquanto os estudantes têm acesso a todo o acervo digital da plataforma para consultar a hora que desejar, o professor pode elaborar um plano de aula sem se preocupar com os exemplares físicos na biblioteca.

Já a instituição de ensino ganha com a redução de custos com o acervo físico e ainda conta com o reconhecimento do material diante do Ministério da Educação (MEC).

Se a sua instituição de ensino ainda não tem Minha Biblioteca, entre em contato conosco e descubra as facilidades da ferramenta.