estruturas de aço

O que são e por que estudar as estruturas de aço em engenharia?

Os estudantes dos cursos de graduação de engenharia precisam aprender uma série de conhecimentos para garantir a melhor formação acadêmica, desenvolver as competências necessárias e estarem aptos para a atuação profissional. Neste sentido, compreender as estruturas de aço é um requisito essencial.

Este assunto é ainda mais importante para os alunos na área de engenharia e construção civil, que lidam com diferentes materiais para a construção. Dessa forma, devem estudar a ciência e engenharia dos materiais, como as estruturas de aço.

O que são as estruturas de aço?

Antes de mais nada, é importante entender o que é o aço. Este material não é apenas uma substância química, mas é feito sim de uma liga metálica, usando principalmente ferro e carbono. O teor de carbono empregado chega a até 2% do total da liga. Outros traços de elementos encontrados são de silício, enxofre e fósforo.

O aço pode ser usado para produzir outras ligas. No entanto, sua principal função é na fabricação de bens de produção e bens de consumo nas indústrias, como veículos automotivos, eletrodomésticos, máquinas e na construção civil.

Inclusive, vale destacar que o consumo de aço no Brasil deve crescer cerca de 3% em 2021, impulsionado pelo setor de construção civil, segundo pesquisa da XP Investimentos.

Qual a importância do aço para as construções?

As estruturas de aço são fundamentais para garantir a qualidade, precisão e segurança na construção civil. Tanto que são usadas em obras de grande porte, como por exemplo, a Torre Eiffel. Construída em 1889 em Paris, a obra, de 300 metros de altura, é composta por 18 mil peças, somando 1.700 toneladas de aço.

Então, o uso crescente do aço nas construções se estende por edifícios, residências, pontes, passarelas, viadutos, supermercados, aeroportos, torres de transmissão, ginásios esportivos e outros.

Sua utilização cada vez maior também se deve às melhorias nos processos de fabricação com garantia de qualidade, por meio de certificações ISO 9001 e ISO 140001.

Leia também: Livros de engenharia: quais os principais ebooks para os futuros engenheiros?

Quais os benefícios das estruturas de aço?

O aço apresenta inúmeras vantagens quando empregado nas construções, como:

Redução do tempo de construção: as peças de aço demoram o tempo médio de fabricação em torno de quatro semanas e o de montagem entre uma e duas semanas. Com isso, em comparação à construção de concreto, as estruturas de aço podem levar até 40% menos tempo. 

Diminuição de desperdícios: uma construção tradicional gera o desperdício de materiais na ordem de 25% do peso total. Já, no caso da estrutura metálica, são adotados sistemas industrializados, permitindo reduzir bastante o desperdício.

Flexibilidade: as estruturas de aço ajudam a tornar a construção ‘mais flexível’, já que facilitam adaptações, expansões e até mudanças na ocupação dos edifícios.

Precisão: com o aço, a precisão está na casa dos milímetros. Com isso, os nivelamentos saem perfeitos, é mais fácil assentar esquadrias, pisos e instalar elevadores, por exemplo.

Cuidado com o ambiente: as ligas metálicas usam menos madeira, geram menos materiais particulados e são totalmente recicláveis, podendo aproveitar as estruturas após serem desmontadas. Ou seja, ajudam a preservar o meio ambiente.

Por que os estudantes precisam estudar as estruturas de aço?

Durante a formação acadêmica nos cursos de graduação, fica clara a importância do estudo do aço por seu amplo uso e todos os benefícios associados.

Assim, os futuros engenheiros, arquitetos e construtores devem ter o conhecimento aprofundado de todo o ciclo de desenvolvimento de obras empregando estruturas metálicas. Logo, a compreensão sobre as propriedades do aço deve ajudar os alunos para exercer sua atividade profissional. 

Alguns exemplos de como esse conhecimento pode ser aplicado na prática são:

  • Detalhamento e dimensionamento de edificações e estruturas de aço;
  • Cálculo das estruturas;
  • Desenhos de estruturas;
  • Resistência dos materiais;
  • Ações do vento;
  • Interfaces entre concreto e aço;
  • Dimensionamento de ligações em estruturas metálicas;
  • Fabricação e montagem de estruturas de aço;
  • Normatização e soldagem de estruturas metálicas;
  • Entre outros.

Como resultado, os alunos universitários terão as atribuições técnicas necessárias para realizar o projeto, a fabricação, a montagem e a análise de falhas de estruturas metálicas.

Veja também: Saiba quais são os 7 melhores livros de engenharia civil para os estudantes

Conheça o livro “Estruturas de Aço – Dimensionamento Prático” 

Para atender às necessidades dos estudantes de graduação da área, o livro apresenta os conceitos teóricos sobre os procedimentos adotados nos projetos de estruturas de aço de edificações.

De autoria dos professores Walter Pfeil e Michele Pfeil, a obra também mostra as normas brasileiras, como a NBR 8800/2008, para o desenvolvimento dos projetos, além das legislações americana e europeias.

No final de cada capítulo, também há uma série de problemas propostos e perguntas para verificação do entendimento do conteúdo. 

Com 380 páginas, o livro é dividido em 11 capítulos. São eles:

  1. Introdução
  2. Peças tracionadas
  3. Ligações com conectores
  4. Ligações com solda
  5. Peças comprimidas
  6. Vigas de alma cheia
  7. Flexocompressão e flexotração
  8. Vigas em treliças
  9. Ligações – Apoios
  10. Vigas mistas aço-concreto
  11. Análise estrutural em regime plástico

Quem são os autores?

Autores do livro  “Estruturas de Aço – Dimensionamento Prático”, Walter Pfeil e Michele Pfeil são professores. Walter é professor catedrático de Pontes e Grandes Estruturas da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Já Michele é professora Associada da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Como saber tudo sobre estruturas de aço com os melhores ebooks

Para os estudantes terem acesso a informações confiáveis e atualizadas sobre estruturas de aço, é essencial contar com um amplo acervo de ebooks em texto completo da área de engenharia.

O Clube Minha Biblioteca foi criado para ajudar os alunos e profissionais em seu processo de formação acadêmica e educação continuada, com assinatura individual de 6 catálogos segmentados em diferentes áreas do conhecimento. Entre eles, está o Catálogo de Exatas, que possui conteúdos de qualidade, com ebooks técnicos, acadêmicos e científicos.

São mais de 3.500 títulos no Catálogo de Exatas para estudantes e profissionais que atuam em diversas áreas das ciências exatas, como engenharia e construção civil.

Vale lembrar que a plataforma Minha Biblioteca oferece muitas vantagens, como acesso rápido e fácil aos e-books, a qualquer hora e de qualquer lugar, bastando ter um dispositivo conectado com a internet. É mais praticidade, mobilidade e conveniência para os usuários.

Além disso, o catálogo conta com diversos recursos para otimizar a leitura online e o aprendizado, como busca por palavra-chave, realces de cor, anotações e marcação de página.

Acesse agora mesmo o Clube Minha Biblioteca e veja como assinar o Catálogo de Exatas.