avaliação da aprendizagem no ensino superior

Entenda a importância de estudar a filosofia do direito

Os alunos dos primeiros anos da graduação em Direito têm contato com diversas matérias que servirão de base para a carreira profissional. Entre estas disciplinas, está a filosofia do Direito.

Apesar de não ser muito falada e repercutida como as demais áreas, a filosofia do Direito é fundamental para que os futuros advogados compreendam as origens de determinadas ações.

Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre a filosofia do Direito e descobrirá a importância de estudar o tema.

Leia também: Ensino superior no Brasil: quais as principais oportunidades para os alunos de Direito?

O que é a filosofia do Direito?

Com o intuito de obter decisões mais justas, a filosofia do Direito busca sempre a verdade real e processual, por meio de reflexões e questionamentos, visando aplicá-las ao mundo jurídico.

A procura da resposta para a pergunta “o que é o direito?” está na base desta disciplina que ainda busca entender a natureza e o contexto do empreendimento jurídico.

O papel da matéria é portanto contribuir com uma formação holística e humanística por parte dos futuros profissionais para que sejam capazes de fazer uma leitura do fenômeno jurídico.

Seu principal objetivo é instigar o agente do Direito a uma visão mais completa e complexa do sistema jurídico, ajudando-o a superar a visão meramente técnica e praxista.

Leia também: 5 benefícios dos ebooks jurídicos para estudantes que querem se destacar no mercado

A história da filosofia do Direito

Além de entender o conceito sobre a disciplina, vale ter uma perspectiva histórica. Sócrates, Platão e Aristóteles foram os primeiros nomes a proporem um modelo canônico de conhecimento das relações entre o fenômeno jurídico e o justo.

O pensamento de Sócrates é influenciado por sua própria experiência pessoal: condenado à morte, não fugiu, nem tentou corromper seus algozes. Em nome do respeito às leis da cidade, aceitou sua sentença.

No entanto, foi com Platão e Aristóteles que o pensamento jusfilosófico chegou ao primeiro apogeu. Em “A República” e em “As Leis”, Platão mostra a relação íntima entre o justo e a pólis (do grego, cidade).

Aristóteles, principalmente na “Ética a Nicômaco”, em especial no Livro V, leva as considerações sobre o justo à sua melhor expressão.

Para ele, o justo é uma ação, de tal sorte, que o homem justo é o que faz atos justos. Ao contrário do que viria posteriormente, no mundo medieval, no qual a justiça é uma espécie de contemplação da fé, para Aristóteles, o agir revelava o justo.

Definições de Direito por filósofos

Neste campo de estudo, é importante conhecer também o pensamento de filósofos acerca do Direito. Afinal, como objeto de estudo da filosofia, o Direito foi analisado por grandes pensadores que contribuíram com definições únicas.

Considerado como o principal filósofo da era moderna, o prussiano Immanuel Kant, por exemplo, define o direito como “o conjunto das condições por meio das quais o arbítrio de um pode estar de acordo com o arbítrio de um outro, segundo uma lei universal de liberdade”.

Já, para o alemão Wilhelm Friedrich Hegel, a ideia de direito é a ideia de liberdade. Sua verdadeira compreensão só é possível no processo de cognição de dois aspectos dialeticamente interconectados: o conceito de direito e seu ser-aí, ou seja, o desenvolvimento do conceito na existência.

Conheça o livro “Filosofia do Direito”

De autoria de David Ingram, “Filosofia do Direito” faz parte da coleção “Conceitos-chave em Filosofia” e resume a obra de grandes pensadores da filosofia do Direito.

Nomes como Tomás de Aquino, Rousseau, Hobbes, Kant, Bentham, Austin, Hegel, Habermas, Arendt, Kelsen, Schmitt, Foucault, Mil, Marx, Dworkin, Hart, Ely e Ackerman têm suas obras analisadas de acordo com o olhar filosófico.

Indicado para os alunos do início da graduação em Direito, “Filosofia do Direito” pode ser acessado em formato digital e ajudar na hora do estudo a distância.

Com 248 páginas, o livro é dividido em 7 capítulos. Confira:

• O que é o direito
  • Direito e moralidade
  • Direito constitucional: Estrutura, interpretação e fundamentação
  • Crime e castigo
  • Justiça cega: Raça, gênero, sexo e os limites da coerção jurídica
  • Direito privado e os limites da racionalidade econômica
  • Conclusão: O estado de direito como ideologia–desafios marxistas, desconstrucionistas e CLS

Conheça o Clube de Assinatura da Minha BIblioteca

Criado para incentivar a educação continuada, o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca oferece catálogos segmentados com os principais ebooks técnicos, acadêmicos e científicos divididos em 6 áreas do conhecimento

O Clube de Assinatura da Minha Biblioteca foi criado para incentivar a educação continuada de alunos, professores, pesquisadores e demais interessados em conteúdos de qualidade.

Oferece assinatura pessoal de catálogos segmentados em 6 áreas do conhecimento com milhares de livros digitais nas áreas de Medicina e Saúde, Jurídica, Exatas, Pedagogia, Letras e Artes e Sociais Aplicadas.

O Catálogo Jurídico é composto por mais de 2,8 mil títulos que são atualizados de acordo com as novas versões disponibilizadas pelas editoras.

A interface intuitiva facilita a navegação e oferece recursos que otimizam o aprendizado e a leitura online, como avançado sistema de busca por palavra-chave, marcadores de páginas, anotações, realces, leitor em voz alta e outros.

Se você está em busca de uma fonte confiável e atualizada na área do Direito, visite agora o site do Clube de Assinatura da Minha Biblioteca e veja como é simples e prático assinar o Catálogo Jurídico.