ensino superior

Ensino superior: como definir matriz e disciplinas de cursos presenciais e EAD

Quando o assunto é educação, a palavra planejamento está diretamente relacionada. No caso do ensino superior, ainda mais. Afinal de contas, é preciso planejar o que será ministrado aos alunos seja nos cursos presenciais ou nos de educação a distância.

Para seguir o planejamento traçado, as instituições de ensino contam com as chamadas matrizes curriculares. São elas que especificam as disciplinas e as cargas horárias de cada curso.

Ao fazer a inscrição em uma instituição de ensino, o aluno conhece todas as informações contidas nesta proposta e, a partir de então, sabe o caminho que percorrerá até a conclusão dos estudos.

Leia também5 dicas para melhorar sua gestão educacional

O que definem as matrizes curriculares?

A matriz curricular visa definir e organizar as práticas educativas, com o intuito de cumprir tanto as exigências culturais quanto a formação do aluno.

A ideia é que as matérias e os assuntos ensinados aos alunos, do início ao término da graduação, sigam os padrões necessários para o exercício da sua profissão. Além disso, a grade curricular precisa ser dinâmica e adaptável às circunstâncias sociais e suas novas exigências.

Portanto, para desenvolver a matriz adequada, as instituições de ensino superior devem estar antenadas com o mundo contemporâneo e as novas tecnologias. Assim, é possível ajustar a grande para atingir objetivos, como:

Matrizes e disciplinas no ensino superior presencial e EAD

Agora que você já sabe o que são e como definir as matrizes, é fundamental entender como estruturar as disciplinas.

Neste caso, o primeiro passo é esclarecer que as Diretrizes Curriculares Nacionais, definidas pelo Ministério da Educação para a graduação, devem ser iguais para as duas modalidades: ensino a distância (EAD) e presencial.

Dessa forma, os currículos de ambos os cursos precisam ser iguais, mas a estrutura pode ser diferenciada. Cabe à instituição de ensino superior oferecer uma espécie de “modularização”. Ou seja, as disciplinas são disponibilizadas ao aluno de forma que seja possível unir conhecimento e praticidade.

Além disso, mesmo com matrizes semelhantes, os cursos podem ter pequenas variações na questão do conteúdo. Por exemplo, ao aluno do ensino a distância, é possível oferecer a disciplina de Introdução à EAD para que ele se ambiente ao modelo virtual de aprendizado.

Leia tambémConheça os pilares da educação no contexto do ensino superior

Tecnologia como apoio para o ensino superior

Neste cenário, o ensino a distância e o presencial contam com instrumentos online que ajudam na integração educacional: as bibliotecas digitais.

A plataforma digital oferece livros a qualquer hora e momento para que o aluno tenha facilidade e praticidade para acessar o acervo à disposição.

Esta ferramenta é um apoio para as disciplinas que compõem a grade curricular e ainda permitem que o processo de aprendizado no ensino superior seja melhor realizado.

Sem contar que os professores também são beneficiados. Isso porque é possível criar e melhorar os planos de aula, com o auxílio das bibliotecas digitais.

Você conhece a Minha Biblioteca?

Com mais de 7 mil títulos acadêmicos, a Minha Biblioteca é uma biblioteca digital que disponibiliza conteúdo com credibilidade para as instituições de ensino superior, os alunos e professores.

O catálogo engloba várias áreas do conhecimento, como direito, administração, engenharia, medicina e muito mais. Prática e intuitiva, a plataforma contribui tanto para o ensino presencial como para o EAD.

Com diversas funcionalidades, a Minha Biblioteca permite fazer pesquisa por palavra-chave, anotações, marcação de página e muito mais nos conteúdos disponíveis. Veja os principais benefícios da ferramenta:

  • Melhora o reconhecimento junto ao Ministério da Educação (MEC);
  • Facilita o estudo e aumenta a satisfação dos alunos;
  • Acessos simultâneos a diversas obras acadêmicas;
  • Acervo atualizado;
  • Flexibilidade de acesso de qualquer lugar e a qualquer hora.

Se a sua instituição de ensino superior ainda não conta com a Minha Biblioteca, entre em contato conosco e veja como é possível usufruir dos benefícios da ferramenta.