como manter a atenção dos alunos

Como manter a atenção dos alunos no ensino superior a distância

O atual cenário da educação superior no Brasil é desafiador para as instituições de ensino. Saber como manter a atenção dos alunos tem se tornado cada vez mais essencial, principalmente, neste contexto da pandemia do novo coronavírus.

As transformações vivenciadas nos últimos meses impactaram diretamente a vida de todos. Segundo projeção do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), com dados referentes a abril e maio sobre cancelamento e trancamento de matrículas, o número de estudantes da rede privada no ensino superior deve ter queda de 7,6% em 2020.

Muitos alunos perderam o emprego com a crise provocada pela pandemia e outros tiveram redução de salário. Sem contar que muitos alunos não se adaptam ou não gostam do modelo de ensino online e preferem trancar as matrículas. Neste contexto, o papel do professor como elo entre o aluno e a instituição é fundamental.

Leia também: Como o relacionamento entre professor e aluno afeta a aprendizagem no ensino superior

Desafios dos professores em como manter a atenção dos alunos

Mais do que como manter a atenção dos alunos neste novo ambiente escolar, os professores também precisam aprimorar novas habilidades. Reforçar processos pedagógicos já existentes e humanizar o ensino são essenciais para garantir a retenção dos alunos e otimizar o aprendizadoAfinal, uma das funções dos professores é atuar para evitar a evasão no ensino superior e, para isso, alguns docentes ainda encontram certas dificuldades.

Estudo feito pelo Instituto Península mostra que 83% dos professores, sejam da rede pública ou particular, não se consideram preparados para ensinar online. A pesquisa apontou também que quase 90% dos professores admitiram nunca ter tido experiência com ensino a distância.

Estes dados comprovam que os professores precisam usar as tecnologias educacionais como aliadas do processo de aprendizagem. É com o uso de plataformas digitais que os docentes saberão com manter a atenção dos alunos no ensino superior.

Saiba mais: Como prender a atenção do aluno

Veja dicas de como engajar os alunos e evitar a evasão

O professor precisa ter um planejamento para o EAD bem elaborado. Com um plano de aula estruturado e completo, o docente conseguirá transmitir o conhecimento de maneira satisfatória para todos. Veja outras dicas para manter o interesse dos alunos na educação a distância no ensino superior:

Interação: o professor precisa estimular a participação da turma. Para isso, é preciso usar a criatividade e encontrar conteúdos atrativos que chamem a atenção para a matéria apresentada.

Perfil dos alunos: conhecer o “público-alvo” é fundamental para qualquer atividade de comunicação. O professor que sabe como se comportam seus alunos terá mais chance de atrair o interesse para o conteúdo.

Facilitador: o ambiente virtual promove autonomia e proatividade aos alunos, mas cabe ao professor ser uma espécie de guia na jornada da construção do conhecimento. Então, o docente aponta os caminhos que os alunos precisam seguir para a compreensão da matéria.

Motivação: cabe ao professor também motivar e engajar os alunos, além de mostrar atitudes que contornem as dificuldades do ensino remoto. Ao demonstrar interesse nas dificuldades enfrentadas pelos alunos, o professor cria um vínculo além do ambiente acadêmico.

Tecnologia como aliada da educação

Como manter a atenção dos alunos no ensino superior passa pela construção de vínculos e pela oferta de conteúdos interessantes para estimular a produção intelectual dos alunos.

Para isso, a biblioteca virtual surge como um instrumento facilitador para alunos e professores. Com amplo acervo de obras renomadas, os docentes podem indicar as leituras recomendadas para cada curso.

Já os alunos têm à disposição, na palma da mão, informações abrangentes e confiáveis.

Conheça a Minha Biblioteca

Criada para oferecer acesso rápido e fácil aos principais ebooks recomendados nas disciplinas acadêmicas, Minha Biblioteca é uma plataforma digital com catálogos segmentados em várias áreas de conhecimento.

A plataforma também apoia os professores na elaboração de seus planos de aula, pois oferece acesso aos ebooks recomendados aos alunos na bibliografia básica e complementar.

Além disso, a plataforma tem ferramentas que facilitam a leitura e a aprendizagem como pesquisa por palavra-chave, marcadores de página e realce de cor em trechos do conteúdo.

Se a sua instituição de ensino ainda não assina a Minha Biblioteca, entre em contato conosco e solicite mais informações.