Como diminuir a evasão no ensino superior

Como diminuir evasão no ensino superior

É de conhecimento geral que a evasão no ensino superior é um dos maiores problemas das instituições de ensino atualmente. Afinal, após investir para conquistar o aluno, mantê-lo como estudante passa a ser outro desafio.

Então, a pergunta que fica é como diminuir a taxa de evasão. Para isso, é preciso superar os desafios causados por variáveis socioemocionais. E preparar melhor os alunos é um dos caminhos, como mostramos neste artigo.

Agora, além desse fator, a instituição pode utilizar meios administrativos para melhorar as condições do aluno. Assim, é possível fazer com que o estudante conclua o curso iniciado.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!

Dicas para minimizar a evasão no ensino superior

Para impedir a saída dos alunos, as instituições precisam começar a trabalhar, urgentemente, para oferecer as melhores condições. Até porque o principal objetivo é a permanência dos alunos na sala de aula. Veja, então, 9 dicas úteis para colocar em prática:

1) Grupos de trabalho para evitar a evasão

O primeiro passo adotado pela instituição de ensino é criar um grupo de trabalho para evitar a evasão no ensino superior. Formada por profissionais do próprio estabelecimento, esta equipe será a responsável por melhorar a satisfação dos alunos.

Para isso, é preciso criar uma estratégia para coleta de dados dos estudantes, seja por pesquisa online ou presencialmente. Com posse destes dados, o grupo analisará as informações de forma estatística para entender as razões das possíveis desistências.

Desta maneira, é possível buscar ideias para solucionar os problemas apresentados. O que vai proporcionar a satisfação dos alunos e melhorar a qualidade do ensino para reter os estudantes.

2) Aconselhamento profissional

Muitos jovens escolhem a carreira quando ainda nem pensaram no mercado de trabalho. Frustrados com as opções feitas, muitos acabam deixando o curso por falta de orientação.

Crie grupos de aconselhamento profissional para ajudar os jovens em dúvida em relação à carreira escolhida e sobre qual caminho seguir.

Estas equipes precisam ser proativas, permanentes e, de preferência, com atendimento durante todo o expediente universitário. Além disso, a instituição precisa oferecer opções de aconselhamento individual e de forma coletiva.

Leia tambémComo a comunicação e as tecnologias facilitam a retenção de talentos

3) Boas-vindas aos calouros

Começar um curso superior pode ser uma grande preocupação para muitas pessoas. São vários os medos e receios. Por isso, ter uma comissão de boas-vindas aos calouros ajuda a criar melhores condições de ambientação.

Criar cursos de coaching e mentoria para os novos ingressantes também é uma boa alternativa para acolher bem quem chega.

4) Criação de bem-estar organizacional

A comunidade acadêmica, formada por professores, funcionários e coordenadores, também é responsável pelo sentimento de bem-estar do aluno.

Ao acolhê-lo com carinho, o funcionário mostra a importância do estudante para a instituição. Com isso, começa a surgir a sensação de pertencimento, ajudando a diminuir a evasão no ensino superior.

Além do mais, a interação com os professores ajuda na integração à nova vida acadêmica. Assim, fica mais fácil superar as possíveis dificuldades de aprendizagem.

5) Membro integrante da instituição de ensino

Pertencer a um grupo e se sentir bem-vindo ajuda os alunos a continuar estudando. Ao se ver como integrante da instituição de ensino, o estudante tem orgulho de estar neste lugar e é este sentimento que deve ser cultivado.

Atividades extracurriculares como eventos culturais, esportivos e acadêmicos contribuem para estreitar os laços entre aluno e instituição. Inclusive, por este motivo, essas ações devem ser incentivadas.

Leia tambémComo estimular a apuração de informações no ensino superior

6) Cases de sucesso

Divulgar histórias de ex-alunos que conseguiram bons resultados na carreira é importantíssimo para engajar e evitar a evasão no ensino superior.

Ao adotar esta prática, a instituição de ensino mostra que é possível alcançar um bom patamar na carreira. E isto graças ao ensino proporcionado pela instituição de ensino.

7) Política de preços

A crise econômica, vivenciada no Brasil nos últimos anos, impediu que muitos alunos entrassem na universidade. E aqueles que entraram não conseguiram se manter por falta de dinheiro para pagar as mensalidades. O que aumentou a evasão no ensino superior.

Por isso, cabe à instituição garantir uma política de preços justos e equiparáveis. Desta forma, é possível auxiliar aqueles alunos que buscam por conhecimento.

Uma das ações que podem ser implementadas pelas instituições de ensino é a criação de um sistema de financiamento próprio. Isso garante a continuidade dos estudos com boas condições de pagamento.

Leia também7 fatores que influenciam a evasão no ensino superior

8) Comunicação eficiente

Ao colocar todas estas ações em prática é preciso divulgar para que todos os alunos tomem conhecimento.

Sem uma comunicação clara e objetiva, não é possível impedir a evasão no ensino superior. Até porque os alunos precisam saber o que está acontecendo e como podem ser beneficiados.

9) Estimular o uso da tecnologia

Em um mundo cada dia mais conectado, usar a tecnologia a favor da educação é um dos principais caminhos a se seguir. Existem diversos modelos e aplicativos que facilitam a vida dos estudantes, como as plataformas de livros online.

Minha Biblioteca, por exemplo, disponibiliza milhares de livros acadêmicos de autores renomados para ajudar os alunos nos estudos e pesquisas. Além disso, ajuda a sua instituição a contar com um acervo atualizado em um ambiente online.

Conheça a Minha Biblioteca

Com mais de 8 mil títulos acadêmicos em seu acervo, a Minha Biblioteca é uma plataforma online que oferece praticidade, mobilidade e diversas funcionalidades aos alunos. E também se trata de uma ferramenta para ajudar a minimizar a evasão no ensino superior.

Ao disponibilizar os materiais necessários para os estudos em dispositivos móveis, as instituições de ensino contribuem para diminuir os gastos dos alunos com cópias e livros físicos. Assim como, diminuem os custos institucionais com a manutenção da biblioteca física.

Os materiais ficam disponíveis em tempo integral para a consulta dos alunos e há diversas funcionalidades. Por exemplo: marcação de texto com realce de cor, busca por palavra-chave, marcador de página, entre outros.

Se você ainda não conhece a Minha Biblioteca, solicite agora um trial e veja como a plataforma pode ser útil para a sua instituição de ensino. Entre em contato!

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!