Saiba como o blockchain pode transformar a educação e biblioteconomia

Quem está por dentro do que acontece no universo tecnológico e no mercado financeiro já deve ter ouvido falar em blockchain, uma tecnologia inovadora utilizada nas transações feitas com as criptomoedas.

Porém, o seu uso não se restringe ao mercado financeiro, e toda a segurança oferecida por esse sistema descentralizado pode ser aproveitada por diversos setores, incluindo os da educação e biblioteconomia.

Quer entender melhor o que é blockchain e como isso pode transformar a nossa área de atuação? Continue lendo este texto!

Afinal, o que é blockchain?

Blockchain é uma tecnologia também conhecida como “livro contábil” e se trata de uma rede composta por diversos intermediários que disponibilizam seus computadores, oferecendo um sistema de registro descentralizado. Ou seja, os dados registrados por meio do blockchain possuem um registro público e aberto, pois não são controlados por apenas uma pessoa ou instituição.

Com o blockchain, todas as transações são registradas em correntes de blocos, sendo que cada um desses blocos conta com códigos criptografados, o que torna quase impossível a modificação dos arquivos em sua totalidade.

Sendo assim, a tecnologia blockchain se mostra como uma fonte de informação compartilhada e com alto nível de segurança.

O que o blockchain pode melhorar na educação e biblioteconomia?

Como já dissemos, a implementação da tecnologia blockchain pode trazer inúmeros avanços para as áreas de educação e biblioteconomia. Confira abaixo alguns deles!

Registro permanente de informações

blockchain, se utilizado por uma instituição de ensino, pode permitir o registro permanente de toda a vida acadêmica do aluno, incluindo suas notas, histórico escolar, faltas, dentre outros dados.

Emissão de diplomas e certificados

Por meio do uso de blockchain, diplomas e certificados poderão ser emitidos e validados virtualmente, de qualquer lugar do mundo e sem a necessidade de um documento físico para comprová-lo. A ideia é que esses certificados possam ser consultados inclusive por contratantes e instituições de ensino, agilizando os processos de seleção.

Propriedade intelectual garantida

Com o blockchain ficará muito mais fácil encontrar materiais originais e evitar a distribuição indiscriminada de artigos copiados ou que não respeitam a propriedade intelectual de seus autores. Isso porque qualquer pessoa terá acesso à data e demais informações de autoria de determinado documento, já que esse dado será registrado automaticamente com o seu envio.

Maior transparência em concursos e vestibulares

Com processos altamente informatizados, dados e informações registrados com a tecnologia blockchain, a transparência e credibilidade de concursos públicos e vestibulares tende a crescer significativamente.

Isso diminuirá as chances de fraudes e demais ocorrências nesse tipo de prova, que passará a ter um controle maior de seus registros, que uma vez inseridos no sistema, não poderão ser alterados ou perdidos.

Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros digitais e conteúdos científicos que podem ser acessados a qualquer momento por alunos de instituições de ensinos, tornando-se um grande diferencial competitivo a elas.

Estamos sempre ligados às novidades do mercado da educação e biblioteconomia, para oferecer um conteúdo de qualidade a quem nos segue. Caso você queira conhecer melhor a nossa plataforma, entre em contato conosco!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!