Avanços tecnológicos na biblioteconomia

Biblioteconomia no Brasil: conheça os principais avanços tecnológicos

Nosso país vem enfrentando um longo período de recessão desde 2014, que resultou em diversos impactos negativos para diversos setores do mercado. E não foi diferente para a área de biblioteconomia no Brasil (saiba mais no site da Sophia).

Segundo o Ministério de Trabalho e Emprego, 2018 tem apresentado previsões de recuperação. Uma vez que a inflação caiu e a abertura de novas vagas e áreas de atuação impulsionam cada vez mais o mercado interno.

Principais avanços tecnológicos da biblioteconomia no Brasil

Neste post, vamos apresentar os principais avanços tecnológicos da biblioteconomia no país. Ficou curioso? Então, continue acompanhando!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

Softwares de gestão de biblioteca

Os softwares de gestão de biblioteca são uma das principais tendências para o mercado de biblioteconomia no Brasil e no mundo. Esse recurso tecnológico é capaz de otimizar tarefas importantes, como facilitar e agilizar o trabalho dos bibliotecários, além de oferecer uma experiência mais efetiva para os estudantes.

Por meio do painel de gestão do software, a visualização de dados é facilitada, uma vez que esse tipo de recurso conta com gráficos interativos sobre a situação atual das atividades feitas na biblioteca.

Outro impacto muito positivo é a otimização da catalogação de livros, tornando o processo cada vez mais simples e ágil, pois o bibliotecário tem a possibilidade de importar todos os dados e informações bibliográficas de uma determinada obra ao digitar o seu ISBN.

Plataformas de conhecimento online

Para acompanhar o ritmo das transformações advindas dos avanços tecnológicos e a demanda dos novos usuários, foram criadas plataformas de conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Esses espaços digitais disponibilizam o conteúdo em diversos formatos, como vídeos, áudios, animações e gráficos para complementar o formato tradicional de texto (relatórios, artigos e livros).

Além disso, ajudam a otimizar a pesquisa por informações e dados, uma vez que a maioria dessas plataformas possui um sistema de busca avançada e fóruns segmentados. Os materiais digitais podem ser catalogados e disponibilizados para os alunos consultarem de acordo com suas necessidades.

Nesse aspecto, o bibliotecário tem o papel de localizar e filtrar a informação de maneira mais objetiva, auxiliando os alunos na hora da busca ou com recomendações mais assertivas.

Qual o papel do bibliotecário em meio às novas tecnologias?

Atualmente, os bibliotecários têm um papel mais estratégico dentro das instituições, uma vez que possuem conhecimento para administrar todo tipo de informação, seja em formato físico ou digital.

Leia também: Veja nossas entrevistas sobre biblioteca digital e o futuro da biblioteconomia

O conhecimento em ciência da informação ajuda o profissional a gerenciar com eficiência não só a biblioteca física, mas também os espaços digitais. Além disso, o bibliotecário tem o papel de coletar, organizar, disseminar e intermediar o acesso à informação digital.

Como a Minha Biblioteca pode te ajudar?

Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros composta pelas quatro principais editoras acadêmicas do país (Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva). Além disso, disponibiliza mais de 8 mil títulos que complementam o acervo da biblioteca física da sua instituição de ensino e facilitam a composição da bibliografia básica e complementar.