biblioteca virtual de saúde

Como a biblioteca virtual de saúde ajuda estudantes e profissionais na pesquisa sobre farmacologia

A farmacologia é a área da ciência que estuda as propriedades dos fármacos ou os medicamentos como são conhecidos. De extrema importância para diversos campos de estudo, este tema é recorrente na biblioteca virtual de saúde por possuir muitos livros que abordam o tema.

Vale destacar a definição clássica para a farmacologia

“É a ciência que estuda a história, as propriedades físicas e químicas, os efeitos bioquímicos e fisiológicos, o mecanismo de ação, a absorção, distribuição, biotransformação, excreção e os usos terapêuticos dos fármacos.”

Mas não é só isso. Essa ciência também estuda as interações dos fármacos com os sistemas biológicos do corpo humano. Essas interações podem ser benéficas, como no caso esperado do uso terapêutico dos medicamentos, ou tóxicas/nocivas, em caso de reações adversas.

Por atuar nos diversos sistemas que compõem o corpo humano, a farmacologia tem um extenso acervo de obras para consulta. Por isso, a biblioteca virtual de saúde é recomendada para estudantes e profissionais da área.

Além dos profissionais envolvidos diretamente com o curso de farmácia, o setor de farmacologia é obrigatório para outras carreiras da área de saúde, como medicina e enfermagem.

Como o fármaco atua no corpo?

Antes de falar de alguns dos mais importantes livros da área de farmacologia, é essencial explicar como os fármacos agem dentro do corpo humano

O fármaco entra no organismo e passa por um processo de absorção. Existem vários métodos para transpor a barreira entre o ambiente externo e o corpo. São eles: cutâneo, oral, subcutâneo, intramuscular, respiratório, retal e intravenoso.

Após ser absorvido, o fármaco será distribuído pelo organismo. Ao chegar à corrente sanguínea, o fármaco será biotransformado. A partir desse momento, as substâncias químicas exercerão seu papel. Depois disso, a substância será eliminada pelo sistema excretor.

Entender a atuação do fármaco é importante para os interessados no tema ou ainda para os profissionais que precisam de informações sobre o assunto, seja para atuar em farmácias, em diversos segmentos da indústria, hospitais, laboratórios, realizando pesquisas, entre outros.

Leia também: Saiba os principais pontos do livro Atlas de Anatomia Humana

Biblioteca virtual de saúde: conheça os principais livros de farmacologia

Como dito anteriormente, a farmacologia envolve diversos campos de estudo e, por isso, tem inúmeras obras que tratam do assunto. Além disso, a educação continuada na área médica é essencial para o profissional no decorrer da carreira e estar atualizado quanto a atuação dos fármacos é fundamental.

Para te ajudar a conhecer melhor a área, separamos abaixo os principais livros.

Manual de Farmacologia e Terapêutica de Goodman & Gilman

Este manual é derivado da 12ª edição de As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman e está organizado de forma idêntica ao livro que lhe deu origem.

A obra abrange os princípios, os mecanismos de ação e as aplicações clínicas dos fármacos, tornando a essência do Goodman mais acessível a estudantes e profissionais da área da saúde.

Patentes farmacêuticas e acesso a medicamentos

O objetivo deste livro é refletir sobre o direito ao acesso a medicamentos e o direito às patentes farmacêuticas sob o enfoque dos direitos humanos, com destaque para o desenvolvimento sustentável.

A obra analisa, de forma sistêmica, a proteção oferecida ao acesso a medicamentos, às patentes farmacêuticas e ao desenvolvimento, pela ordem internacional e pela ordem jurídica nacional.

Farmacologia, 8ª edição

O texto, completo e de fácil leitura, soma à riqueza de seu conteúdo as mais recentes inovações em seu campo de abordagem. A 8ª edição contempla as atualizações e os avanços alcançados pela área nos últimos anos com uma obra ampla e detalhada que traz conceitos e abordagens da farmacologia.

Ciências Farmacêuticas – Introdução à Química de Compostos Heterocíclicos

Os compostos heterocíclicos provavelmente constituem o maior e mais variado ramo da família dos compostos orgânicos. O livro foi projetado para fornecer uma introdução clara e concisa sobre a química de compostos heterocíclicos aos estudantes que se interessam pelo assunto ou necessitam conhecê-lo.

Farmacologia Aplicada em Medicina Intensiva

Em 34 capítulos distribuídos em 18 seções, o livro Farmacologia Aplicada em Medicina Intensiva aborda as bases e a evolução do conhecimento médico e abrange, de forma simples e completa, o tema de farmacologia.