biblioteca online

Como aproveitar os benefícios da biblioteca online na docência

Os professores do ensino superior têm como principal missão ensinar as informações teóricas e competências necessárias para capacitar os alunos para o mercado de trabalho. Para isto, além de toda a experiência adquirida ao longo da vida, os docentes contam também com instrumentos, como a biblioteca online.

Com a evolução da tecnologia, a chamada Era Digital se tornou uma aliada para os professores. Atualmente, é possível usar o celular em sala de aula e fazer com que o aparelho se transforme em um recurso de aprendizado.

Antes vista como um possível obstáculo para o ensino, a tecnologia já é encarada como uma facilitadora do processo. E os benefícios proporcionados são inúmeros.

Leia também5 desafios de usar a tecnologia na educação

Quais as principais vantagens da biblioteca online?

Conhecidos como nativos digitais, os jovens de hoje veem a tecnologia como parte fundamental do dia a dia. Por isso, os professores devem usar a biblioteca online como aliada em sala de aula.

Assim, os docentes conseguem otimizar e muito o ensino, além de melhorar o engajamento dos alunos. Veja as principais vantagens dos professores ao aderir à plataforma:

Facilidade na criação do plano de aula: a busca rápida por diversos livros digitais em um amplo acervo facilita a criação do plano de aula. O material é fundamental para o desenvolvimento das atividades, pois serve como guia do que será apresentado aos alunos.

Aumento da bibliografia básica e complementar: Exigências do Ministério da Educação (MEC), as bibliografias básica e complementar são as bases teóricas do conteúdo ensinado. Quanto maior for o número de obras disponibilizadas e recomendadas, mais informação é compartilhada com os alunos.

Agilidade para consulta e atualização técnica: a biblioteca online permite uma atualização constante do acervo. A cada nova edição disponível, o professor conta com um material revisado e atualizado. Além disso, a consulta aos materiais, tanto atuais como novos, é feita com agilidade e praticidade, de forma otimizada.

Indicação de referências: outra vantagem da biblioteca online é que o professor amplia a lista de recomendações que pode fazer aos alunos. Afinal, o catálogo contém diversas obras importantes de autores renomados, que ajudam na formação dos estudantes.

Conheça a Minha Biblioteca

Se você é professor e quer contar com todos os benefícios da biblioteca online, conheça a Minha Biblioteca. Prática para professores e alunos, a plataforma possui fácil acesso e está disponível em qualquer dispositivo móvel com acesso à internet.

Ainda permite que o aluno leve todo o acervo digital para todos os lugares. O que facilita e reforça o processo de aprendizagem.

Com mais de 7 mil títulos acadêmicos, a Minha Biblioteca se destaca por ter um catálogo multidisciplinar. É possível fazer a consulta do catálogo dividido por áreas do conhecimento por meio deste link, veja algumas categorias abaixo:

• Administração;
  • Direito;
  • Engenharia Aeronáutica;
  • Engenharia Agronômica;
  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia Bioquímica;
  • Engenharia Civil;
  • Pedagogia;
  • Medicina.

Também é possível realizar a busca de todos os livros disponíveis na plataforma, de acordo com as informações disponíveis como título, autor, assunto, editora e outros.

Entre os livros mais buscados na ferramenta, estão os da área de medicina e de direito. Se a sua instituição de ensino ainda não tem a Minha Biblioteca, entre em contato conosco e solicite um trial.