Dicas para elaborar artigos científicos e a biblioteca online pode ajudar

Como a biblioteca online ajuda na elaboração de artigos científicos

Os artigos científicos são instrumentos importantes para a divulgação dos resultados da novas pesquisas e investigações e reflexões. No entanto, desenvolver o trabalho não é uma tarefa fácil e exige muita dedicação por parte do aluno.

A elaboração de artigos científicos, assim como os demais trabalhos acadêmicos, deve seguir normas e regras de padronização para facilitar a compreensão da comunidade universitária.

Ao desenvolver artigos científicos, o aluno/pesquisador deve ter em mente que:

• O tema precisa ser relevante à comunidade científica;
  • A pesquisa deve ser realizada com qualidade;
  • O relato tem que ser bem feito.

Para ajudá-lo, veja 7 dicas úteis na hora de elaborar artigos científicos e saiba como uma biblioteca online pode ser útil no processo.

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

1) Delimite o objetivo

O texto dos artigos científicos precisa ter clareza, concisão e sequência lógica. Por isso, o objetivo do trabalho tem que estar bem delimitado. Com o objetivo adequado, fica mais fácil desenvolver o texto e não se perder em subterfúgios.

2) Escolha um periódico

Os artigos científicos, geralmente, são submetidos à avaliação de periódicos para publicação. O ideal é escolher um periódico renomado, mas que seja adequado ao seu público-alvo e assertivo em relação ao conteúdo realizado.

Vale também analisar a concorrência para a publicação. Afinal, tem periódicos com grande concorrência e maior dificuldade para a divulgação do seu trabalho. Então, cabe ao pesquisador verificar qual o periódico ideal para a sua necessidade.

Além disso, leia com extrema atenção as instruções aos autores. Cada periódico tem suas regras e elas precisam ser seguidas à risca. Faça estritamente aquilo que lhe é pedido. Também é recomendável ler edições anteriores. Assim, é possível verificar o perfil da publicação e o tom dos artigos publicados anteriormente.

3) Pesquise bastante

É fundamental pesquisar com muito afinco e consultar diversas fontes de informação para realizar artigos científicos. Afinal, é necessário bastante embasamento para criar um trabalho aprofundado sobre o objeto de estudo.

Neste cenário, a biblioteca digital auxilia o seu projeto, já que possibilita fazer uma vasta pesquisa de referências relevantes. Com acervo completo e sempre atualizado, a solução possibilita construir conhecimento e aprendizado eficiente.

Leia também5 razões para valorizar ainda mais a pesquisa

4) Construa a estrutura do artigo

A estrutura dos artigos científicos deve seguir a sequência lógica dos demais trabalhos acadêmicos: introdução, desenvolvimento do tema e conclusão. Ao seguir esta ordem, o pesquisador favorece o entendimento do assunto e facilita a leitura do interlocutor.

Aqui, novamente, você pode usar uma biblioteca online para ajudá-lo a organizar o projeto e construir a estrutura do artigo. Com funcionalidades como marcação de página, realce e anotações nos livros digitais, é possível desenhar as ideias centrais do trabalho a ser feito.

5) Faça a revisão

A revisão é fundamental no trabalho do aluno/pesquisador. Revise todo o conteúdo quantas vezes forem necessárias. Confirme números, elimine erros de grafia e de gramática, retire repetições e suprima o supérfluo.

Como, muitas vezes, o aluno/pesquisador já está cansado de ver o mesmo texto, é recomendado procurar ajuda de outra pessoa para a revisão.

6) Priorize a qualidade

Lembre-se: sempre haverá uma disputa pelo espaço da publicação. Por isso, o artigo deve ter alta qualidade para impressionar os editores e conquistar o seu lugar no periódico.

Logo, a biblioteca online é uma ferramenta extremamente útil. Isso porque proporciona acesso a autores renomados, obras reconhecidas e conhecimento necessário para desenvolver artigos científicos.

7) Converse com os editores

É preciso saber lidar com os editores. Saiba que, por falta de espaço, muitos artigos científicos podem ser recusados. Este não é um problema. Procure outros periódicos. Há sempre alguma publicação mais indicada para o texto.

Tecnologia como aliada dos artigos científicos

Como deu para perceber, a tecnologia, por meio de bibliotecas online, pode ser uma grande aliada da educação. Inclusive, é possível utilizar a ferramenta com alta eficiência na elaboração de artigos científicos.

Prática e intuitiva, a biblioteca digital tem inúmeras vantagens para estudantes, professores e instituições de ensino. Além disso, é bastante importante para os alunos da área acadêmica, que precisam desenvolver trabalhos acadêmicos.

Com mais de 7 mil títulos em seu acervo, a Minha Biblioteca é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e facilita o trabalho de pesquisa. Com a funcionalidade de busca por palavra-chave, autor, ISBN, título de livro, entre outros, é possível encontrar referências e realizar citações em artigos científicos.

Além disso, há outras funções relevantes como: realces e anotações, marcadores de páginas, acesso em qualquer dispositivo conectado à internet e modo revisão. Tudo com o intuito de apoiar os estudantes neste desafio.

O catálogo multidisciplinar da Minha Biblioteca traz obras de diversas áreas do conhecimento como direito, saúde, engenharia, educação, administração e muitos outros.

Quer saber como funciona a plataforma na prática e todos os benefícios para os estudantes e instituições de ensino? Entre em contato e solicite um trial.

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!