Blog

Transformação digital na educação: conheça as novas tecnologias e tendências

Transformação digital na educação: conheça as novas tecnologias e tendências

Os avanços tecnológicos e a internet das coisas vêm moldando o mundo há alguns anos. As tendências desse mercado movimentam as operações de vários segmentos, inclusive no setor de ensino. A transformação digital na educação mudou o jeito como as aulas são aplicadas e o dia a dia dentro da instituição de ensino, mas também exige que os profissionais se atualizem para acompanhar essas tendências e evolução.

Transformação digital na educação x novas tecnologias e tendências

Para que você entenda melhor e conheça um pouco das tendências no ramo educacional, nós separamos alguns dados importantes.

Design universal de aprendizagem

Diferentemente de alguns anos atrás, hoje é muito mais fácil acessar informações e elas podem chegar por diversos meios de comunicação diferentes. O conteúdo está na internet e não se perde. Por isso, os alunos chegam às salas de aula de uma maneira diferente do que era antigamente. Isso pode contribuir para o ritmo das aulas, mas ao mesmo tempo pode atrapalhar.

design universal de aprendizagem foca no entendimento e sensibilidade que os professores precisam ter para tornar o conteúdo relevante e interessante, sabendo expressar as ideias de forma que essa nova geração compreenda e fique cativada.

Bibliotecas Digitais

A transformação digital na educação também fez com que as bibliotecas evoluíssem e fossem além dos limitados espaços físicos das universidades. Hoje em dia, é possível encontrar acervos virtuais gigantescos, com livros digitais das principais editoras do país.

Essa é uma solução extremamente útil para alunos e professores que, com o passar dos anos, tem cada vez menos tempo para parar e pegar um livro físico para ler. Ter o conteúdo online facilita a leitura, já que é possível acessá-lo por dispositivos móveis de qualquer lugar, o que otimiza tempo.

Abaixo, separamos alguns posts que vão ajudá-lo a entender a importância da biblioteca digital:

– 4 motivos para investir em uma biblioteca digital
 5 benefícios de uma instituição de ensino com biblioteca digital
– Saiba como a biblioteca digital ajuda a reduzir os custos da biblioteca física
– Biblioteca digital: conheça 6 benefícios imperdíveis
– Saiba como funciona uma biblioteca digital na prática

Evolução das funções da bibliotecária

Muito além de organizar acervos e auxiliar nos processos dentro de uma biblioteca, a bibliotecária conseguiu uma evolução em suas funções e, pelo trabalho que exerce, ganhou posição fundamental na contribuição ao trabalho do professor.

Para lecionar em alguma disciplina, eles precisam criar planos de aulas com referências bibliográficas e embasamento para atividades e avaliações. Nesse contexto, a bibliotecária é uma peça-chave para esse planejamento, já que tem mais conhecimento sobre as obras e pode prestar um auxílio efetivo ao professor e também alunos.

Esses são alguns exemplos da transformação digital na educação e ainda existem várias outras tendências e novas tecnologias no ramo de ensino que vão contribuir para o trabalho dos professores, aprendizado dos alunos e organização de processos de uma instituição de ensino.

Em nosso blog, publicamos dicas, dados e informações sobre o universo da educação semanalmente. Se você quer ficar por dentro das melhores tecnologias para aplicar em uma sala de aula ou na instituição, fique de olho.


Nossa plataforma digital de livros é constantemente atualizada com obras das principais editoras do Brasil, com um acervo de mais de 8 mil títulos acadêmicos. Caso queira implementá-la em sua instituição de ensino, entre em contato conosco!