Blog

05-07-minha-biblioteca-razoes-valorizar-pesquisa

5 razões para valorizar ainda mais a pesquisa

Encontrar razões pelas quais a pesquisa é importante parece ser besteira, mas muitas pessoas não gostam de pesquisar em livros, artigos ou trabalhos acadêmicos. No entanto, para aqueles que gostam de aprender, sendo ou não membros de uma instituição de ensino, fazer pesquisas não é apenas um imperativo, mas uma necessidade.

Veja cinco motivos levam alguém a apreciar a pesquisa e envolver-se nela:

  1. Uma ferramenta para construir conhecimento e aprendizado eficiente

A pesquisa é necessária não apenas para estudantes e acadêmicos, mas para todos os profissionais. Também é importante para os escritores veteranos e iniciantes, tanto offline como online.

Entre os profissionais e escritores, encontrar um tópico interessante para discutir e / ou escrever sobre deve ir além da experiência pessoal. Determinar o que o público em geral pode querer saber sobre o que os pesquisadores querem que outros percebam ou pensem pode servir como um motivo para pesquisar.

É crucial encontrar possíveis curas para doenças, bem como como preveni-las. Assim, a pesquisa torna-se uma obrigação para verificar se as ideias de alguém são apoiadas por estudos anteriores ou se essas ideias ainda precisam de uma prova para ser considerada como conhecimento.

Dizem que os estudos sobre os efeitos do sono no cérebro humano estão entre os muitos tópicos de pesquisa que já foram examinados por acadêmicos e especialistas em várias universidades e instituições médicas. Uma miríade de ideias de pesquisa também aguarda a atenção de estudiosos ávidos e escritores curiosos. Na verdade, a pesquisa é fundamental para construir e melhorar o conhecimento, bem como para facilitar a aprendizagem eficiente.

  1. Meios para entender várias questões

Programas de televisão e filmes precisam da pesquisa – tanto por parte dos escritores quanto dos atores. Jornalistas também usam muito a pesquisa. Isso ajuda-os a obter informações que contrataram pesquisadores, construíram um bom relacionamento com o entrevistado e realizaram uma boa entrevista no processo.

Por sua vez, alguns atores de cinema e TV levariam tempo para entrevistar detetives, boxers, cientistas, empresários, criminosos e professores, entre outros. Outros ainda mergulharam em situações que os tornaram a entender questões sociais e pessoais, como viver atrás das grades ou em um centro de reabilitação de drogas. Muitos leriam literatura, biografias ou revistas para ter uma melhor visão ou contexto da história.

A pesquisa pode lançar luz sobre questões que nem sequer conhecemos e podemos fazer perguntas que não tínhamos percebido, mesmo que precisasse pedir.

05-07-minha-biblioteca-razoes-valorizar-pesquisa-2

  1. Um auxílio ao sucesso empresarial

A pesquisa beneficia o negócio. Muitas empresas bem sucedidas, como as que produzem bens de consumo ou itens de mercado de massa, investem em pesquisa e desenvolvimento. Diferentes indústrias de negócios com processos de ciência e engenharia, como agricultura, alimentos e bebidas, fabricação, saúde e produtos farmacêuticos, software, tecnologia da informação e comunicação, construção, robótica, aeroespacial, aviação e energia têm altas despesas de pesquisa, porque é fundamental para inovação de produtos e para melhorar os serviços.

  1. Uma maneira de provar mentiras e provar  as verdades

Já sentiu a sensação de que está sendo traído? Algumas pessoas iriam ignorar  e diriam que era melhor não saber; outros levariam a ação discreta, contratando detetives para fazer o trabalho. O que a pesquisa tem a ver com essa situação? Muito.

Fazer pesquisas para revelar mentiras ou verdades envolvendo assuntos pessoais contribuem tanto para fazer um relacionamento funcionar como para romper com ele. Para o lote monogâmico, fazer pesquisas para refutar ou provar a infidelidade não é simplesmente uma questão de confiança, mas um direito de descobrir a verdade – a menos que o parceiro íntimo já tenha admitido ser poligâmico mesmo antes do relacionamento começar. Quando uma pessoa não gosta de responder a questões relacionadas ao relacionamento, incluindo o seu paradeiro, é melhor ver isso como uma bandeira vermelha e tomar medidas para salvar-se do que poderia se tornar uma armadilha emocional mais séria no futuro.

Os cientistas também lidam com pesquisas para testar a validade e confiabilidade de suas reivindicações ou as de outros cientistas. Sua integridade e competência dependem da qualidade – e não apenas da quantidade – de suas pesquisas.

Jornalistas profissionais realizam pesquisas completas para estabelecer a veracidade de suas histórias. Com o uso da tecnologia da internet e das mídias sociais, o pseudo jornalismo tornou-se uma preocupação social. Os jornalistas genuínos não dependem da imaginação para produzir as suas notícias, nem evitam fazer pesquisas. Eles evitam propaganda e não têm intenção de enganar o público. Eles são mensageiros da verdade, não das mentiras.

  1. Significa encontrar e aproveitar oportunidades 

A pesquisa ajuda as pessoas a nutrir seu potencial e alcançar objetivos através de várias oportunidades, facilitando a conquista a de um emprego, bolsas de estudos, bolsas de treinamento, financiamento de projetos, colaboração comercial e viagens sem gastar muito, entre outros.

Para aqueles que procuram um emprego, a pesquisa é necessária. Através deste processo, não só os desempregados aumentarão suas chances de encontrar potenciais empregadores, seja por meio de postos de trabalho ou agências de emprego, como podem informar se as oportunidades de trabalho são legítimas.

Depois de encontrar um curso acadêmico ou treinamento de desenvolvimento de habilidades gratuito ou de baixo custo, estudantes e profissionais podem avaliar sua elegibilidade. Essa oportunidade poderia aprimorar suas habilidades e conhecimentos, bem como permitir-lhes construir novas conexões.

Fazer pesquisas também beneficia a sociedade civil e seus membros. O financiamento para projetos e iniciativas de pesquisa tem sido a principal preocupação  para aqueles que querem abordar questões sociais.  Um empresário também pode encontrar potenciais investidores através da pesquisa.

O aproveitamento de oportunidades pode ampliar a rede social, aumentar a conscientização ou garantir o suporte que é preciso para criar um projeto ou uma empresa. Na verdade, a pesquisa contribui para a capacidade de uma pessoa tomar decisões que mudem a vida. Incentiva o auto crescimento, a participação em causas valiosas e a vida produtiva.

Nossa plataforma digital de livros permite a realização de pesquisas com o uso de mais de 7000 títulos de todos os segmentos. Caso tenha interesse, consulte nosso acervo.