Blog

8 dicas para melhorar a saúde mental dos estudantes

8 dicas para melhorar a saúde mental dos estudantes

A boa saúde mental é mais do que apenas a ausência de doença neurológica. Essa saudabilidade também está relacionada ao bem-estar dos estudantes, ou seja, falta de estresse no dia a dia.

Veja oito dicas para a construção de uma boa saúde mental na rotina dos estudantes: 

  1. Construa relacionamentos

Ter bons relacionamentos com outras pessoas é o fator mais importante para conquistar a sensação de bem-estar, incluindo as relações entre familiares, amigos, colegas de trabalho e outros na comunidade. Investir tempo e energia em seus relacionamentos proporciona grandes benefícios para todos os envolvidos.

  1. Exercite-se e mantenha-se saudável

O exercício demonstrou aumentar o bem-estar e reduzir os sintomas de depressão e ansiedade. Uma boa saúde física está relacionada a uma melhor saúde mental, combinada à dieta saudável e a visitas periódicas ao seu médico de confiança.

  1. Desenvolva gratidão 

Conte suas bençãos e sinta-se grato por suas conquistas. Tente manter um jornal de gratidão e anote três coisas positivas para cada dia. Isso pode levar ao aumento de bem-estar.

  1. Identifique e use seus pontos fortes 

Todos nós temos pontos fortes e fracos diferentes, a vantagem está em quem tem total noção de suas características positivas e negativas. Investigue isso dentro de você e use seus talentos para fortalecer o bem-estar. Usar seus pontos fortes para ajudar os outros ou contribuir com a comunidade cria um senso de significado e propósito.

  1. Entre no estado de flow (fluxo)

Flow é o estado de estar tão envolvido em uma atividade agradável que você perde a percepção do tempo. Isso geralmente acontece quando o nível de desafio é adequado às suas habilidades. O fluxo pode acontecer durante o trabalho, passatempos, artes criativas ou esportes.

  1. Doe-se aos outros 

Contribuir com a comunidade, por menor que seja, aumenta o bem-estar social. Muitas pessoas sentem essa sensação fazendo algum tipo de trabalho significativo, mas isso também pode significar voluntariado, ajudar um vizinho ou realizar pequenos atos de bondade. Tire algum tempo para fazer as coisas que você realmente gosta. Eventos agradáveis podem levar a emoções positivas, que ajudam a afastar sentimentos negativos.

  1. Mantenha a espiritualidade ou busque alguma religião

Para algumas pessoas, estar envolvido em práticas espirituais ou religiosas pode melhorar o bem-estar, ajudar a lidar com o estresse e reduzir os sintomas de doenças mentais. Isso pode incluir pertencer a uma comunidade de fé, meditação, oração ou práticas como Yoga e Tai Chi.

  1. Procure ajuda 

Se você está lutando para se sentir feliz, lidar com as dificuldades do a dia, encontrar o significado ou se sentir conectado aos outros, consulte seu médico ou um profissional de saúde mental. Uma em cada cinco pessoas experimentará uma desordem mental em algum momento da vida, sendo a depressão, a ansiedade e o abuso de substâncias os distúrbios mais comuns.

É fundamental para o estudante ter boa saúde mental, para que possa ter uma vida acadêmica saudável. A leitura contribui para o bem-estar e a Minha Biblioteca possui mais de 7000 títulos online (consulte nosso acervo) para apreciação, leitura e pesquisa. Sempre que precisar, conte conosco!