Blog

leitura difícil como ler

Leitura difícil? Confira como facilitar a sua compreensão

Quem aprecia o hábito da leitura, seja com fins acadêmicos ou apenas como passatempo, uma hora ou outras vai encontrar aquele conteúdo, livro ou assunto mais difícil de encarar. Pode ser um assunto sobre o qual temos dificuldade, um autor muito complexo ou ainda linguagem muito técnica: quando a leitura não “flui”, o jeito é procurar alternativas para tornar a tarefa mais fácil.

Se esse problema ainda não aconteceu com você, esteja preparado para esta experiência. Quem já passou por esta situação deve ter suas próprias formas de lidar. No fim das contas, todas as dicas são sempre muito bem-vindas. As nossas sugestões para vencer este desafio você confere a seguir:

1. Reflita sobre o livro

A Introdução dos livros costuma ser bastante esclarecedora sobre o assunto, tema e os pontos principais da leitura. Por isso, não pule esta etapa. Antes de aprofundar a leitura, procure ler a introdução, entender como os conteúdos estão organizados ao longo do texto e reflita sobre isso. Esta é uma forma de saber o que vem pela frente, entendendo de forma mais ampla o ponto de vista do autor e compreendendo o foco do livro.

2. Anote

Prestar atenção é importantíssimo, mas fazer anotações sobre os principais pontos é fundamental. Após ler cada capítulo, anote partes que você considerar importantes, marque páginas que você pode precisar consultar posteriormente e que podem ajudá-la em tópicos fundamentais do conteúdo.

3. Fique atento às listas

As listas muitas vezes aparecem ao longo de capítulos, sem estarem necessariamente com todos os itens reunidos em um único tópico. Por isso, ao se deparar com um trecho que diz, por exemplo, “e há três aspectos que foram marcantes na situação”, fique atento. Leia o conteúdo até o final, que pode estar em vários parágrafos separados, e após a conclusão retome quais são os aspectos que compõem a lista.

4. Anote o que você não entende

Se ao longo do texto você encontrar palavras, expressões ou até mesmo trechos inteiros que você não compreende bem o significado, anote. Se preferir seguir a leitura para não prejudicar o entendimento geral, tudo bem. Se quiser esclarecer na hora para já compreender o que está sendo dito, fica a seu critério. O importante é consultar o termo desconhecido e entender seu significado.

5. Verifique suas anotações

Ao finalizar o conteúdo, é sempre bom ler as suas anotações e verificar as partes principais tratadas no livro ou material. Se ao final ainda restar dúvidas sobre o seu entendimento, esta releitura e a análise sobre as anotações facilitará a sua compreensão.

Fonte: Universia