Blog

Como instituições de ensino, professores e alunos podem se beneficiar com a transformação digital

Como instituições de ensino, professores e alunos podem se beneficiar com a transformação digital

transformação digital tem proporcionado novas demandas em diferentes segmentos, principalmente no setor de ensino.

Hoje, já não restam mais dúvidas sobre a presença da tecnologia na rotina dos jovens do século 21 – que é uma geração que já nasceu extremamente conectada à internet – e os impactos que esse novo perfil de estudante traz para a instituição de ensino.

Esse cenário instiga as universidades e professores a aprender como utilizar os novos recursos tecnológicos a favor da educação, já que lutar contra a presença deles não é mais considerado uma boa opção.

Novas tecnologias dentro das universidades

A utilização das novas tecnologias pode ser bastante proveitosa para o estudo interativo de conteúdos variados, pois os tornam mais atraentes e ainda fazem com que o aluno adote um comportamento mais participativo. Sendo assim, para acompanhar a onda da transformação digital na educação, é indispensável que as instituições de ensino apostem na eficiência dessas tecnologias.

Entre as principais, podemos citar as plataformas virtuais, como uma biblioteca digital, por exemplo, que não necessita de um espaço físico, pode ser acessada a qualquer momento do dia e de qualquer lugar através de dispositivos móveise ainda permite o acesso simultâneo dos alunos ao mesmo material.

– 4 motivos para investir em uma biblioteca digital

Além disso, o uso dos dispositivos móveis nas universidades pode ser bastante vantajoso, já que ao investir em soluções tecnológicas na sala de aula, uma instituição de ensino adquire uma ótima ferramenta para dialogar com mais facilidade com os jovens, estimulando-os à interação por meio de uma linguagem que eles conhecem e se identificam.

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

Benefícios da transformação digital na educação

São diversos os aspectos positivos que as novas tecnologias podem trazer para a sua instituição. Confira abaixo alguns deles:

  • Melhora a qualidade do método de ensino;
  • Estimula a participação dos alunos;
  • Otimiza as atividades do dia a dia (para professores e alunos);
  • Auxilia no controle dos principais índices, como aproveitamento, frequência, notas e participação nos conteúdos disponibilizados online.

Como os professores lidam com a transformação digital na sala de aula?

Em pleno século 21, os professores não podem mais dar aula como davam dez anos atrás, afinal os jovens são outros e esses profissionais precisam se transformar para acompanhar a mudança da melhor forma.

Sem contar que ao apostar na tecnologia para auxiliar na gestão de sala de aula, é possível que os professores aumentem sua produtividade em suas próprias rotinas.

Dessa forma, é importante que os professores recorram a recursos educacionais digitais, tais como vídeos, animações, imagens e infográficos, que ajudam a dar suporte às aulas e estimulam a pesquisa dos estudantes na internet, seguindo suas orientações sobre como buscar a informação desejada de maneira segura e a partir de fontes de qualidade.

Aproveite a transformação digital para se diferenciar no mercado da educação. Para isso, entre em contato com a Minha Biblioteca e obtenha hoje mesmo a sua plataforma digital de livros!

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!