Blog

Educação a distância (EAD) pode preparar o jovem para a universidade

Educação a distância (EAD) pode preparar o jovem para a universidade

A internet facilita a vida de quem deseja ir em busca de uma especialização. Muito se discute, hoje em dia, a importância da Educação a Distância (EAD), seja para o aprimoramento da carreira ou até para quem busca uma mudança profissional. O que muita gente não sabe, por ser pouco comentado, é que muitos jovens, ao sair do ensino médio, também estão aproveitando a facilidade da EAD para se preparar melhor antes de entrar na universidade.

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Educação da Universidade de Londres, descrita no site Times Higher Education, os cursos online podem ajudar esses alunos a se preparar para a faculdade e para o tipo de conhecimento que é desenvolvido no terceiro grau.

O estudo também afirma que frequentar cursos online na fase colegial ajuda os estudantes a se tornarem mais confiantes, independentes enquanto aprendizes, e, também mais versados em ferramentas de pesquisa e de comunicação digital.

Dos mais de 100 alunos que participaram do estudo, 58% fizeram pelo menos um curso de um ou dois anos do International Baccalaureate Diploma Programme. Segundo o site, os jovens analisados tinham entre 17 e 23 anos.

Diante da experiência, 78% dos estudantes pesquisados disseram que consideram importante ser capaz de organizar tarefas em grupos com ajuda de ferramenta online como calendário, de planejamento ou ainda de aplicativos de discussão. Já 94% dos pesquisados disse considerar a habilidade de encontrar fontes acadêmicas na web bastante valiosa.

Ainda segundo o estudo, 84% dos estudantes participantes da pesquisa afirmaram que era importante ser capaz de definir metas para seu período de estudo na universidade. Entre aqueles que fizeram o curso online enquanto ainda estavam na escola, as percepções são ainda melhores: segundo eles, fazer parte do projeto lhes ajudou a ganhar proficiência em uma larga gama de ferramentas de aprendizado online que vão fazer parte da sua vida na universidade.

O certo é que estudar nunca é demais. Os cursos online estão disponíveis para todos que tem acesso à Internet e podem ser uma boa forma de preparar os jovens para o futuro profissional, podendo se transformar, inclusive, em uma plataforma também de transição do ensino médio à universidade, além de promover o aprendizado.

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

Via: Blog Desafios da Educação