Blog

7 melhores dicas de estudo para estudantes universitários

A era da informação fez muitas coisas se tornarem mais fáceis, mas, em muitos aspectos, tornou a faculdade/universidade um pouco mais difícil. Com redes sociais como o Facebook, o Twitter e o Instagram, que tiram a nossa concentração por terem interações sociais, tornou-se um desafio ainda maior manter o foco. Por isso, algumas dicas de estudo serão valiosas durante este período.

Os bons hábitos de estudo são essenciais se você quiser ter sucesso na graduação. Se você está apenas começando ou está procurando esse impulso de produtividade crucial para o último ano, essas dicas de estudo para estudantes universitários irão ajudá-lo a maximizar sua atenção e ter sucesso na vida acadêmica.

Dicas de estudo para estudantes universitários

1. Boas notas = boas aulas

A correlação entre boas notas e bons hábitos de estudo é inegável. No entanto, tirar boas notas não é natural a todos. O truque é gravar os pontos-chave da palestra ou livro didático sem escrever demasiadas informações que não agregam. Se você está preocupado, sinta-se à vontade para perguntar ao seu professor durante o horário de expediente.

Muitos estudantes também gravam palestras para que possam ouvi-las mais tarde para verificar suas anotações. Certifique-se de obter permissão de seu professor primeiro!

2. Planejar é preciso

Mantenha um calendário detalhado com todos os seus compromissos, incluindo trabalho em classe, eventos sociais e atividades extracurriculares. Desta forma, você pode bloquear o tempo todos os dias que precisar estudar.

Organizar os materiais da sua classe também é uma das dicas de estudo mais importantes para estudantes universitários. Use notas adesivas ou lembretes digitais para lembrar páginas importantes de livros didáticos, mantenha suas atribuições e faça flashcards para termos-chave. A dica será mais útil ainda na época de provas.

3. Desligue e reconecte!

Isso pode ser complicado, já que a maioria dos alunos usa seus computadores em praticamente todos os trabalhos de casa. Ainda assim, a internet é a pior distração que existe, e limitar o tempo é uma das melhores dicas de estudo para estudantes universitários. Tente estabelecer limites para você: por exemplo, sem Facebook durante a aula ou no horário de estudo. Quer ficar na internet? Fique em plataformas que podem te trazer mais retorno durante os estudos, como por exemplo, uma biblioteca digital.

7 melhores dicas de estudo para estudantes universitários

4. Não procrastine

Definitivamente é tentador suspender o seu estudo até o último minuto, mas é muito menos provável que esqueça as informações dessa forma. Os bons hábitos de estudo vêm de você mesmo. Tente estudar um pouco a cada dia, em vez de querer decorar tudo durante a semana anterior ao exame. Isso ajudará a evitar a exaustão e lembrará o que você aprendeu.

5. Não estude em excesso

Para a maioria dos estudantes, o “estudo excessivo” parece (e provavelmente é) impossível. Mas se você é o tipo de pessoa que acampa na biblioteca, talvez esteja fazendo mais trabalho do que precisa.

Entre as dicas de estudo para estudantes universitários, o gerenciamento do tempo é um dos mais importantes. Certifique-se de que está estudando as ideias-chave de cada palestra ou capítulo do livro e evite absorver informações inúteis. Se você não tiver certeza, consulte seu professor para se certificar de que está praticando bons hábitos de estudo.

6. Encontre sua zona de conforto

Todos têm seu ambiente de estudo perfeito. Para alguns, é uma sala de leitura silenciosa, enquanto outros preferem a agitação de uma cafeteria. Alguns gostam de ouvir música enquanto estudam, e alguns precisam de um silêncio completo. Experimente alguns tipos diferentes de ambientes e veja o que funciona para você.

7. Faça uma pausa!

Na verdade, você ganhou isso! Faça uma pausa de dez minutos a cada hora ou mais, e tente tirar um ou dois dias por semana para descanso. Isso mantê-lo energizado e em melhor estado mental. Sabemos o quanto é fácil ficar sobrecarregado durante os estudos, por isso, essa é uma das dicas mais importantes para estudantes universitários.

Para finalizar, temos uma dica extra: consulte uma biblioteca digital. Sua pesquisa acadêmica será muito mais dinâmica se você puder consultar livros digitais de onde estiver

Consulte a bibliotecária de sua instituição de ensino e pergunte se sua universidade ou faculdade já conta com os serviços da Minha Biblioteca. Com mais de 8000 livros disponíveis, a plataforma facilita e agrega muito à vida acadêmica. Saiba mais sobre esse assunto e evolua com estratégia!