Blog

Saiba como encontrar fontes de pesquisa confiáveis

Saiba como encontrar fontes de pesquisa confiáveis

Que a internet auxilia e facilita muito os projetos, pesquisas e trabalhos acadêmicos, ninguém tem dúvida. Mas justamente por ter uma infinidade de conteúdos facilmente à disposição é que ela também se torna uma grande armadilha para quem está pesquisando e buscando fontes de pesquisa confiáveis. Afinal, ninguém quer comprometer a confiabilidade e qualidade do resultado final.

Como o objetivo dos trabalhos acadêmicos, sejam projetos, pesquisa ou trabalhos de conclusão, dissertações e teses, é sempre obter informações embasadas cientificamente sobre um assunto, o estudante ou pesquisador precisa estar atento para avaliar a veracidade, checar as fontes e ter um olhar crítico sobre o conteúdo encontrado, para então utilizá-lo.

Para auxiliar o trabalho de encontrar e filtrar fontes entre tantas disponíveis, separamos neste post algumas orientações.

5 dicas para encontrar fontes de pesquisa confiáveis

1. Palavras-chave

Para começar sua busca, verifique quais palavras-chave podem trazer os melhores resultados. Você pode começar de maneira mais ampla, como por exemplo “humor e publicidade”, e ir refinando para “humor na publicidade década de 90”. Se ao refinar a busca o resultado for incorreto, avalie as palavras-chave utilizadas. Quanto mais você conseguir refinar, mais irá encontrar fontes específicas sobre seu tema, e menor será a chance de fugir do assunto.

2. Envolvimento com o tema

Depois de encontrar algumas fontes, o próximo passo é descobrir quais delas possuem maior envolvimento com o tema. Isso fará com que você diferencie o que é opinião e o que é informação confiável.

 3. Avaliando as fontes

Procure a fonte da fonte. Isso porque as fontes confiáveis sempre citam outras fontes. Essa é uma das formas mais eficazes de saber se o que você está lendo é confiável. Ao encontrar um artigo, pesquisa ou mesmo reportagens, verifique se há referência às fontes consultadas, data ou nome do jornalista responsável pela informação original.

4. Consulte fontes com reputação

Uma forma de garantir que sua pesquisa tenha credibilidade é utilizar como fonte instituições de estudos reconhecidas, centros de pesquisas e universidades ou grandes especialistas da área.

5. Use livros

O bom e velho livro. Seja impresso ou digital, eles presumem credibilidade, diferentemente da internet. Além de não poder editar o conteúdo depois de publicado, fazendo com que a consulta possa apresentar resultado diferente numa segunda ocasião, os livros também podem ser mais facilmente encontrados e consultados, enquanto que o conteúdo online pode ser retirado do ar a qualquer momento.

Vale lembrar que com a Minha Biblioteca seus livros podem ir com você para qualquer lugar, a qualquer hora. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

Fonte: Universia Brasil