Blog

Como aumentar o número de alunos em sua instituição de ensino

Como aumentar o número de alunos em sua instituição de ensino

Qual a melhor maneira de aumentar a matrícula em uma instituição de ensino superior? Nesta época, o marketing on-line e os benefícios de ações digitais tornaram-se uma maneira comprovada de alcançar mais estudantes potenciais e suas famílias que estão pesquisando na internet para obter informações e educação.

No mundo digital e acelerado de hoje em dia, é especialmente lucrativo e importante aumentar o número de matrículas on-line de estudantes. Vamos explorar esse assunto por meio do uso de alguns métodos de marketing na internet, como redes sociaismarketing de conteúdoSEO e implantação de uma biblioteca digital.

Muitas instituições de ensino superior confiavam em métodos de marketing convencionais, como mala direta, propaganda de televisão e rádio, e outdoors para chegar a estudantes em potencial. No entanto, com o passar do tempo, os consumidores começaram a mudar a maneira como encontram informações, os métodos antigos estão perdendo a eficácia. Em vez disso, todas as melhores ideias de marketing agora estão orientadas ao virtual.

À medida que os consumidores se voltam cada vez mais para a internet para aprender sobre as instituições de ensino superior, essas instituições também devem estar disponíveis e preparadas para recebê-los no digital. Caso contrário, eles terão dificuldade em aumentar suas taxas de inscrição, pois não terão uma presença on-line suficientemente forte para informar e educar aqueles que estão interessados em localizar uma instituição de ensino.

O marketing on-line também é muito menos dispendioso, e tipicamente tem um ROI maior do que os métodos de marketing tradicionais. É por isso que a internet é a melhor maneira de alcançar os consumidores e convencê-los a aprender mais sobre sua instituição.

7 formas de aumentar a matrícula em sua instituição de ensino com marketing digital

Veja como aumentar a matrícula na faculdade e nas instituições de ensino superior através do uso do marketing on-line e implantação de uma biblioteca digital. Essas dicas e ideias devem dar uma vantagem para melhorar seu alcance e encorajar mais estudantes em potencial a contatá-lo.

1. SEO

Search Engine Optimization (SEO) é a pedra angular de qualquer bom plano de marketing on-line. O SEO envolve fazer várias melhorias no site de sua instituição que aumentam sua visibilidade nos motores de busca e pelas palavras-chave que os alunos em potencial associam ao seu site.

Por exemplo, digamos que sua instituição está localizada na Vila Madalena. Se quiser que seu site apareça na primeira página quando alguém pesquisar “faculdade Vila Madalena” no Google , você poderia usar métodos de SEO para que seu site tenha mais chances de aparecer. Você poderia fazê-lo, incluindo essas palavras ou frases específicas em seus títulos de páginas, em sua página inicial ou em outras páginas.

O SEO também envolve a melhoria da autoridade do seu site, que é um componente crucial do seu ranking nos motores de busca. Para isso, será preciso adquirir links para seu site advindos de parceiros, empresas locais e outros sites. Quanto mais links de alta qualidade você tiver, melhor será o seu ranking. Essa estratégia tem um imenso potencial para crescer e atrair passivamente os visitantes para a sua instituição, tornando-se uma das ideias de marketing mais eficazes.

2. Publicidade por pagamento por clique

Procurando expandir rapidamente o tráfego para o site da sua faculdade? Pay-per-click (PPC) pode ser uma ótima opção para você. Com a publicidade PPC, você pode escolher quais palavras-chave e frases que deseja ativar seus anúncios. Por exemplo, você pode configurar seus anúncios para serem exibidos quando as pessoas pesquisam “faculdades na Vila Madalena”. Então, você pode definir uma oferta e, se estiver entre as mais altas, seus anúncios exibirão resultados de pesquisa orgânicos acima.

Um dos principais benefícios do PPC é que os resultados são instantâneos e você pode alcançar uma audiência altamente segmentada. Assim que seus anúncios são clicados para entrar em operação, eles podem começar a dirigir o tráfego para o seu site. Então, se está precisa aumentar rapidamente o número de matrículas de um curso, o PPC pode ajudá-lo. E você só pagará quando as pessoas clicarem em seus anúncios. Caso não haja cliques, você não pagará um centavo.

Como aumentar o número de alunos em sua instituição de ensino

3. Marketing de Conteúdo

Uma maneira que você também pode melhorar a autoridade do seu site, alcançar mais estudantes em potencial e educar aqueles que procuram aprender mais sobre educação superior é através do uso de marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo consiste em usar artigos, postagens de blog, infografia, vídeos e outras formas de conteúdo para informar os internautas interessados em sua instituição de ensino.

O marketing de conteúdo permite que você alargue o seu público, produzindo conteúdo informativo, útil e relevante que atraia mais pessoas para o seu site. Embora possa não resultar em novas inscrições, ele pode introduzir novas pessoas em sua instituição e, eventualmente, levá-las a aprender mais sobre sua faculdade ou universidade.

Por exemplo, você pode produzir um conteúdo para responder uma pergunta, como “quanto custa estudar na Vila Madalena?”. Quando os alunos ou os pais pesquisam esse tipo de questão na internet, seu conteúdo surgirá e responderá a sua pergunta. Com a pergunta respondida, o internauta pode continuar a ler mais do seu site, aprender sobre sua instituição e, talvez, visualizar as páginas do seu site com inscrições ou informações de seu curso de interesse.

4. Mídia social

Redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn) são ótimas maneiras de se conectar com estudantes em potencial, responder perguntas e iniciar discussões que podem ajudar a aumentar sua taxa de inscrição na instituição.

Ao contrário de alguns métodos de marketing tradicionais que são projetados para permitir que as empresas “transmitam” mensagens, as mídias sociais permitem conversas bidirecionais. Você pode compartilhar artigos ou conteúdos relevantes para o seu público, fazer perguntas e responder aos comentários. Estudantes potenciais podem fazer perguntas sobre seus programas ou campus, e você pode respondê-los.

Ao interagir com mais pessoas nas mídias sociais, você está fazendo sua instituição parecer receptiva e interessada em se comunicar com potenciais estudantes. O uso de redes sociais permite que você também se conecte com os alunos atuais, mantenha discussões e faça anúncios importantes. Afinal, a maioria dos estudantes tem perfil em pelo menos uma rede social.

5. Comercialização de e-mail 

O marketing por e-mail é uma das formas mais fáceis e acessíveis de aumentar as matrículas. Você pode incentivar estudantes potenciais a se inscrever em seu site e blog para receber atualizações de e-mail. Assim, poderão acompanhar informações direcionadas com base em seus interesses. Por exemplo, se alguém se inscrever em uma página sobre suas equipes esportivas, você pode enviar e-mails que se concentram nos programas atléticos de sua instituição. Ou se alguém se inscrever na sua página do departamento de comunicação, será possível enviar mais informações sobre as principais empresas do departamento.

À medida que você nutre ligações via e-mail, você pode encorajá-los a enviar um pedido. Isso ajudará a manter sua instituição no topo dos lugares para se inscrever.

O melhor de tudo é que você pode automatizar seus fluxos de e-mail. Então, depois de escrevê-los e configurar uma ferramenta de automação, você só terá o trabalho de analisar os cliques, aberturas, spams e devoluções – o ideal é contratar um profissional especializado ou uma empresa com conhecimento no assunto, para obter os resultados que deseja.

6. Cases de Sucesso

Uma maneira de aumentar o interesse pela sua instituição é com a divulgação de cases de sucesso. Tipicamente usados pelas empresas para mostrar como seu produto ou serviço causou um impacto duradouro sobre os outros, sua instituição de ensino pode empregar estudos de caso para mostrar como a educação provoca um impacto duradouro na vida dos estudantes.

Como método de marketing, as histórias de sucesso muitas vezes são bem sucedidas. Eles exigem alguma pesquisa e tempo, e você pode achar que uma seção dedicada do seu site pode ser necessária para apresentá-los adequadamente. No entanto, nada pode falar com a família de um potencial estudante mais do que ver os resultados reais de uma educação em sua instituição de ensino  – por exemplo, os trabalhos obtidos, as citações pronunciadas por aqueles que participaram ou as vidas que mudaram.

Se você não é capaz de coletar cases detalhados ou histórias de sucesso de ex-alunos, considere colecionar fotos e citações dos alunos atuais que estão felizes com sua instituição. Tudo que for coletado pode ser colocado em sua página inicial ou em uma seção dedicada do seu site.

7. Implante uma biblioteca digital

Se sua instituição de ensino ainda não possui uma biblioteca digital, está na hora de providenciar a implantação de uma. Além de colaborar para a vida acadêmica dos alunos, você estará em mais um canal digital. Uma boa opção de biblioteca é a plataforma digital Minha Biblioteca. Você sabe do que se trata essa plataforma?

É um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil – Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva – que oferece às instituições de ensino superior uma plataforma prática e inovadora com acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade pela internet. Por meio dela, estudantes terão acesso rápido e fácil a milhares de títulos acadêmicos entre as principais publicações de diversas áreas de especialização: direito, ciências sociais aplicadas, saúde, entre outras.

Essas ações digitais podem fazer com que sua instituição de ensino tenha uma forte presença digital e, assim, destaque-se no mercado. Faça a diferença!

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!