Blog

Conheça nosso novo recurso de acessibilidade para deficientes visuais

Conheça nosso novo recurso de acessibilidade para deficientes visuais

No nosso dia a dia, é muito comum nos depararmos com diferentes equipamentos, soluções ou alterações dos espaços físicos, que têm como objetivo facilitar a acessibilidade para deficientes visuais, afinal, em todo o Brasil existem aproximadamente 35 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência nos olhos, o que representa cerca de 18% da população nacional.

A boa noticia é que além das alternativas básicas que todos já conhecemos, como semáforos sonoros, pisos táteis ou livros em braile, hoje já existem outros recursos que contam com funcionalidades especiais para auxiliar as pessoas com deficiência visual, graças aos avanços tecnológicos.

Recurso de leitura em voz alta com acessibilidade para deficientes visuais

Entre essas novidades, está o novo recurso de leitura em voz alta da nossa plataforma digital de livros (Minha Biblioteca), que auxilia não apenas nos momentos de estudos, como também nos de lazer, fortalecendo os trabalhos acadêmicos, favorecendo o acesso ao conhecimento e proporcionando um grande aumento de qualidade de vida para todos os deficientes visuais.

Aqui, é importante ressaltar que nem todo cego é considerado um deficiente visual, e nem todo deficiente visual é cego, já que a deficiência visual engloba os cegos e quem tem baixa visão ou visão subnormal, ou seja, são pessoas que enxergam bem pouco e com dificuldade significativa.

Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000

Também não podemos deixar de mencionar a lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Segundo o critério IX, a comunicação é uma forma de interação dos cidadãos que abrange, entre outras opções, as línguas, inclusive a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizados e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações (incluído pela Lei nº 13.146, de 2015).

Este novo recurso de leitura em voz alta está na versão beta e queremos que nos ajudem a testar, pois podem existir algumas imperfeições e estamos revisando para garantir que eventuais problemas sejam corrigidos. Esperamos o seu feedback!

Além de oferecer maior acessibilidade para deficientes visuais com esse novo recurso, a Minha Biblioteca ainda proporciona acesso rápido e fácil a milhares de títulos acadêmicos entre as principais publicações de diversas áreas de especialização, como direito, ciências sociais aplicadas e saúde.

Se tiver dúvidas ou sugestões, não deixe de entrar em contato com o nosso suporte!